quarta-feira, 23 de novembro de 2011

E aí, vamos fazer dinheiro?



Let’s Make Money (Vamos fazer dinheiro) é um documentário anti-capitalista austríaco dirigido em 2008 pelo documentarista Erwin Wagenhofer
Trata-se de aspectos do desenvolvimento do mundo e de todo o sistema "escroto" financeiro, centrando-se sobre como elitistas exploram economicamente o resto da sociedade, especialmente no mundo em desenvolvimento, mas também nas nações ocidentais.

Let´s Make Money faz uma louvável tentativa de ilustrar o custo humano da globalização e os males inerentes do neo-liberalismo. 


O diretor Wagenhofer bate duro na exploração criminosa nos países do Terceiro Mundo, no mercado monetário global que corrompe o sistema monetário mundial e, ao lado grosseiro do neoliberalismo que subscreve manipulação política do comércio livre e mercados livres, transferindo o controle da economia por parte dos governos aos investidores privados.  


Postei um trecho de apenas 6 (seis) minutos para uma pequena apreciação, com depoimento revelador do John Perkins, antigo assassino de economias, que também já apareceu no documentário "The War on Democracy", ele explica detalhadamente como era o seu ofício de levar as riquezas de países de 3° Mundo, sob a supervisão das instituições internacionais.


E também  postei o documentário completo, com legendas em português. 


Seria interessante que no final do sempre inútil e desprezível Jornal Nacional, o apresentador e jornalista William Bonner, indicasse esse documentário para ser exibido nas escolas, sindicatos, faculdades de economia, universidades, associações, cooperativas... Imagine se tivesse sido exibido nos países que hoje vivem uma crise econômica avassaladora. 


Meu agradecimento especial a Roberto Grechi, pela sugestão desse documentário de altíssimo nível.



Documentário completo.

Um comentário:

Postar um comentário