sábado, 24 de dezembro de 2011

Crenças e preconceitos moldam reação das pessoas ao prazer e à dor

Sobre o professor Paul Blomm (Ph.D., 1990, Massachusetts Institute of Technology)  teve essa matéria, publicada na Folha de São Paulo dia 18/07/2011. 
Gostaria muito de dividir com vocês essa entrevista e o interesse da pesquisa do Prof.Blomm:

Qual é o interesse de pesquisa do Prof.Blomm?

Prof.Blomm:Estou interessado no desenvolvimento e na natureza do nosso entendimento de senso comum de nós mesmos e outras pessoas. Minha pesquisa atual explora as seguintes áreas: 


Corpos e almas 


Prof.Blomm:Há evidências consideráveis ​​de que os adultos são dualistas naturais -. Vemos o mundo como Descartes fez, como contendo coisas físicas (ou corpos) e entidades sociais (ou almas). Estou interessado em saber como esse dualismo de senso comum surge em desenvolvimento, e as implicações que ele tem para domínios tais como a moralidade e religião. 


Arte e ficção. 


Prof.Blomm:Existem algumas perguntas difíceis que surgem quando se considera a capacidade humana de dar sentido à arte e ficção. O que distingue a arte de tudo o mais? Por que os adultos consideram falsificações ser inferior à coisa real (mesmo que sejam duplicados perfeito) e quando em desenvolvimento faz essa intuição emergir? E como é que nós pensamos sobre a  relação entre diferentes mundos ficcionais, como o mundo fictício de Harry Potter e o mundo (também fictício, mas muito diferentes) de Batman e Robin?



Raciocínio moral. 


Prof.Blomm:Eu e meus alunos estão interessados em algumas questões fundamentais dentro da psicologia moral. Por que achamos certas ações a ser nojento (como certos atos sexuais), e por que essa reação emocional levar à condenação moral? Quais são as intuições das crianças sobre a distribuição justa e injusta dos recursos? Quando é que a hipocrisia moral emerge? Um dos objetivos desta pesquisa é compreender a interação entre o desenvolvimento de raciocínio deliberativo e as emoções morais. 
A maioria destes projetos do aluno iniciado, e todo o trabalho em meu laboratório é fortemente interdisciplinar, trazendo em teoria e pesquisa em áreas como a cognitivo, social e psicologia do desenvolvimento, a teoria da evolução, linguística, teologia e filosofia.




ENTREVISTA PAUL BLOOM


UM VINHO BARATO COM RÓTULO DE BEBIDA CARA PARECE SER MAIS GOSTOSO, DIZ PSICÓLOGO, ASSIM COMO O MESMO CHEIRO PODE SER AGRADÁVEL OU NOJENTO DEPENDENDO DO CONTEXTO EM QUE É ENCONTRADO POR DIFERENTES PESSOAS.

VAGUINALDO MARINHEIROENVIADO ESPECIAL A EDIMBURGO


Paul Bloom, professor do Departamento de Psicologia da Universidade Yale (EUA), quer entender por que o conhecimento e as nossas crenças interferem na forma como sentimos prazer, seja ao beber um vinho, ver uma obra de arte ou fazer sexo.Autor do livro "How Pleasure Works" (Como o Prazer Funciona), Bloom diz que, ao sentirmos prazer, respondemos a coisas mais profundas do que gosto, cheiro ou aparência. 
Na verdade, diz, nosso prazer é guiado pelo que sabemos, ou julgamos saber, sobre o objeto ou a pessoa com os quais interagimos."Mesmo nos prazeres mais animais, somos influenciados por aquilo em que acreditamos", diz o pesquisador.Bloom, 47, também estuda o comportamento moral de bebês e diz que a crença de que todas as crianças são anjos está errada. "São humanos como eu ou você. Têm impulsos bons e maus." O psicólogo, cuja disciplina de introdução à psicologia está disponível de graça para download (oyc.yale.edu/psychology/introduction-to-psychology), esteve na semana passada em Edimburgo, onde participou da TEDGlobal, série de palestras sobre inovação. Após falar para uma plateia de 850 pessoas, ele conversou com a Folha. Confira os melhores trechos da conversa abaixo.




 


Folha - Como o prazer funciona? O que afeta a forma como apreciamos as coisas?
Paul Bloom - Ao obter prazer, não respondemos apenas aos aspectos superficiais de um objeto ou pessoa, como gosto, cheiro, aparência. Nosso prazer é afetado pelo conhecimento e pelas crenças que temos. Por exemplo, se achamos que um vinho é caro, teremos mais prazer em tomá-lo. No caso da pintura, você pode amar um quadro se acredita que é um Picasso ou um Chagall e não dá a mínima se pensa que é uma falsificação. Mesmo que o original e a cópia sejam iguais.No caso das pessoas, juntamos à aparência outros fatores que julgamos conhecer sobre elas, que podem ser idade, vida profissional etc.

E com relação à comida? Por que uma pessoa gosta de queijo e outra não?
Queijo é um bom exemplo. Muitos têm cheiro muito forte. Se você disser a alguém que o cheiro que está sentindo é de um animal, ela ficará enojada. Mas se disser que é de um queijo, e que ele é caro, a pessoa pode salivar.

Como é esse processo dentro do cérebro?
Ninguém sabe. Sabemos pouco sobre o que acontece no cérebro. Mas o conhecimento direciona nossas sensações de uma forma que sejam prazerosas ou não.

É possível ensinar alguém a ter prazer?
Fazemos isso o tempo todo por meio da educação. Poucas crianças apreciam, a princípio, música clássica. Mas algumas desenvolvem o gosto por esse tipo de música. Ninguém nasce com apreço por arte moderna.

É possível controlar esse sistema de prazeres?
Depende. Eu não gosto de queijo. Nada me faz gostar de queijo. Por outro lado, se você quer mesmo desenvolver o gosto por algo, a melhor maneira é adquirir conhecimento sobre essa coisa.Por exemplo, pegue uma pessoa que gosta de música clássica e não goste de rap. Mas essa pessoa, por alguma razão, quer gostar de rap. O melhor caminho é pesquisar, aprender sobre esse movimento cultural.

E os prazeres sexuais, são inatos ou desenvolvidos?
O ser humano, como todos os animais que dependem de reprodução, tem desejo sexual. Mas sexo é outro exemplo interessante de como o conhecimento e as crenças definem o desejo, o prazer.Imagine um homem heterossexual vendo um vulto nu à distância. Se ele acreditar que é uma estrela de cinema, uma modelo, ficará muito excitado. Mas se de repente pensar que é um homem, ou sua mãe, sua irmã, sua filha, o desejo, a excitação, acabará imediatamente.

É possível separar o que já apreciamos ao nascer de prazeres desenvolvidos depois?
Sim. O gosto por açúcar, por exemplo, que já aparece em bebês, aparentemente é algo inato. Já o gosto por música clássica é adquirido.Muitos dos prazeres e desprazeres originais estão relacionados com a evolução, com coisas boas do ponto de vista animal. Por exemplo, animais não gostam de bater a cabeça na parede, porque machuca. Já humanos adultos podem desenvolver prazeres que não estejam ligados ao bem-estar. O masoquismo é um desses casos.

O senhor diz que há a mesma relação entre conhecimento e dor. É possível, então, ensinar alguém a tolerar a dor ou sentir menos dor?
Não há dúvidas de que a dor é influenciada pelo conhecimento. Pesquisas mostram que sentimos mais dor se soubermos que a pessoa que nos causa essa dor o faz de propósito.Por outro lado, há o caso de atletas. Corri uma maratona há alguns anos e senti muita dor, mas sabia por que estava doendo. Porém, suponha que tivesse acordado um dia com as mesmas dores. Seria muito mais intolerável, porque desconheceria a causa.

O senhor também estuda bebês e moralidade. O que já descobriu?
Que mesmo bebês de seis meses fazem escolhas baseadas em conceitos morais. Preferem, por exemplo, pessoas que são amigáveis.Em outros institutos de pesquisa, já mostraram que bebês não gostam de ver pessoas sendo agredidas ou feridas, e que, se já têm mobilidade, tentam ajudar.

Muitos defendem que a moral está relacionada com conceitos religiosos. 
A pesquisa desmente isso?

Já sabemos que a moral não está diretamente ligada a religiões. Os ateus não são piores que os religiosos. O conceito de [Fyodor] Dostoiévski, a ideia de que, se não houvesse Deus, tudo seria permitido, é completamente falso. O fato de uma pessoa não crer em Deus não faz dela um assassino.

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