quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Documentário sobre Tecnologia Social: Cadeia Produtiva da Cajucultura.



Considera-se tecnologia social todo o produto, método, processo ou técnica, criado para solucionar algum tipo de problema social e que atenda aos quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade (e reaplicabilidade) e impacto social comprovado.
A Tecnologia Social normalmente une saberes populares e conhecimentos técnico-científicos. Entre os exemplos estão o soro caseiro e as cisternas do nordeste. Por ter abrangência e impacto social em grande escala, as tecnologias sociais são mais facilmente identificadas nas áreas de saneamento, alimentação, educação, energia, habitação, renda, saúde e meio-ambiente.





Durante os próximos dias vou postar uma série composta por 16 vídeos de até 10 minutos, que apresentam histórias de transformação social, nas comunidades participantes dos programas sociais da Fundação Banco do Brasil e de diversos parceiros.  Cada vídeo mostra uma experiência original nos temas: educação, renda, trabalho e melhoria na qualidade de vida de diversas comunidades.




O vídeo que postei ontem foi do programa Balde Cheio.

E o vídeo de hoje é sobre a Cadeia Produtiva da Cajucultura.

Na cadeia produtiva do caju o objetivo é incrementar a renda e propiciar melhoria nas condições de vida das famílias envolvidas. 

Isso é feito por meio de iniciativas que vão desde a melhoria dos índices de produtividade, beneficiamento, comercialização, investimento em assistência técnica, até a agregação de valor por meio da industrialização da castanha, da cajuína e de outros tipos de alimentos feito com a polpa da fruta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário