segunda-feira, 15 de outubro de 2012

36ª Mostra de Cinema de São Paulo: documentário maravilhoso sobre o filósofo (travesso), ilustrador e escritor Tomi Ungerer.



Quando se trata de documentar a vida de um artista visual, a tarefa é muitas vezes uma batalha difícil. 
Afinal, onde você encontra talento (e inspiração) para capturar e fazer justiça de toneladas de visão criativa? Felizmente, certos diretores ainda conseguem fazer um grande trabalho de vez em quando. 
E o filme Far Out Isn't Far Enough: The Tomi Ungerer Story é um grande feito do diretor Brad Bernstein. Nessa 36ª Mostra de Cinema de São Paulo, ele está na competição novos diretores com esse seu primeiro longa.   

Em  Far Out Isn't Far Enough: The Tomi Ungerer Story as conversas são honestas, belas e esclarecedoras. E Brad Bernstein ainda soube encontra um equilíbrio maravilhoso nos depoimentos do Tomi Ungerer e iluminar suas histórias filosóficas. 

O filme também tem lá momentos de reflexões irrisórias, artísticos é observações da condição humana. O longa é uma lição de auto-compreensão e ambição. 

Tomi Ungerer quer nos fazer entender que tudo sobre nós é precioso - as nossas falhas, nossos medos, nossos demônios. Além disso, ele quer que a gente nunca mais se contenta em descansar sobre os louros (daí o título atrevido do filme). 

Jean-Thomas "Tomi" Ungerer (nascido em 28 de novembro de 1931) é um ilustrador premiado e autor trilíngue. Ele publicou mais de 140 livros. É famoso por sua sátira social  e seus aforismos espirituosos.

"Quando Jean-Paul Sartre morreu, era Simone de Beauvoir quem eles deviam ter enterrado."


Nenhum comentário:

Postar um comentário