terça-feira, 16 de outubro de 2012

TENHO 11 ANOS é um filme enérgico, otimista, universal e real.

O documentário se concentra em uma série de crianças de 11 anos em 15 países, fazendo um retrato global da humanidade numa idade crucial – pequenos cidadãos que não são mais crianças, ainda não são adultos e se preparam para herdar um mundo que muda rapidamente como eles. As crianças revelam obsessões e preocupações públicas que motivam suas vidas. O filme faz ao mesmo tempo uma investigação das similaridades e distinções entre culturas e um relato íntimo desses jovens. mostra.org
  






































O filme Tenho 11 anos/I Am Eleven faz um levantamento de semelhanças e distinções entre várias culturas, numa busca íntima de "personalidades" jovens, que estão descobrindo esse mundo pós moderno. O longa é uma obra edificante, que mostra uma visão do mundo através dos olhos de várias crianças com apenas 11 anos de idade.

Jovens lavando elefantes na Tailândia, garoto jogando futebol na Inglaterra ou outro jovem apenas conversando com a câmera na República Checa. Mais de uma dezena de crianças com 11 anos de idade compõem o elenco deste simples e sincero documentário da cineasta australiana Genevieve Bailey.
A diretora teve esse impulso para fazer o filme a partir de um período em que estava deprimida após um acidente de carro grave e à morte de seu pai.
Ao pensar num tempo em que ela era mais feliz, Bailey percebeu que era (feliz) quando tinha 11 anos de idade, e assim ela decidiu viajar pelo mundo para conhecer dezenas de crianças.  

Da Finlândia para Marrocos, da França à China, ela mostra crianças que variam da maturidade do menino francês, do imaturo rapaz inglês torcedor do Arsenal e meninas que variam de tímidas a extrovertidas.
 
Outra característica notável é a tolerância religiosa, expressa pelo garoto Jack, por exemplo, um jovem inglês vivendo na Tailândia, que diz: "Não importa que religião você é porque todos eles têm o mesmo tipo de significados no final."
 
Uma coisa que se destaca é como na mais profunda pobreza, essas crianças não parecem capazes de auto-piedade; e eles exibem compaixão sincera e profunda.
 
Foi Bailey que editou o material e ela fez algo como um diário de viagem com súbitas mudanças de lugar. Qualquer observação social significativa é deixada para o público para as suas observações.
Mas para uma cineasta de primeira viagem, Bailey mostra uma destreza impressionante como diretora, diretora de fotografia, editora, entrevistadora e narradora.

Mas, em geral, Genevieve Bailey  alcança seu objetivo, conforme descrito na narração: "Eu queria fazer algo enérgico, otimista, universal e real."


Nenhum comentário:

Postar um comentário