segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Na 36ª Mostra de Cinema de São Paulo 2012, filme chinês encanta com uma pitada de luz e poesia visual.



Nesta meditação silenciosa sobre a mortalidade, os poderes da cura, as limitações da intimidade familiar e da passagem inexorável do tempo, o escritor-diretor Song Fang, desempenha um versão fictícia de si mesma. Memórias Look At Me é uma experiência revigorante, mas pode revelar-se emocionalmente cativante para o telespectador mais paciente. 

A história acontece em torno de um jovem cineasta (ele mesmo, Song), que visita os seus pais (desempenhado pelos próprios pais da Song, Song Di-jin e Ye Yu-zhu) em Nanjing/China. 

O diretor convoca um tom de melancolia íntima e com ela discute a morte, a vida, casamento, tradição... Deixando apenas os limites de seu apartamento para uma breve viagem para visitar amigos da família em luto. 

O estilo do filme é familiarmente alegre e sábio, enquanto a diferença entre documentário e drama são quase  imperceptível.

Memórias Look At Me (Ji Yi Wang Zhe Wo) também tem lá os seus momentos de comédia, como quando Song e sua mãe lutam com uma galinha. De uma forma singela é humana (por isso engraçada) uma reunião com amigos da família, cuja filha está morrendo de câncer. Discussão de seguros de saúde e mudanças no cenário urbano fornecem uma janela levemente interessante na sociedade chinesa contemporânea. Dando ao filme uma pitada de luz e poesia visual.


O filme Memories Look At Me ganhou o prêmio de Primeiro Melhor Filme no respeitadíssimo Festival de Locarno, na Suíça. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário