domingo, 13 de novembro de 2011

Campanhas educativas da República Tcheca com imagens chocantes e assustadoras (Parte 01)



Fiquei impressionado quando vi essa campanha publicitária do governo da República Tcheca, com a benção do Mistério dos Transportes do país. Propaganda televisivas chocantes, drásticas e assustadoras. Nelas são mostradas as irresponsabilidades dos motoristas imprudentes e criminosos; consumo de bebida alcoólica, drogas, celular, velocidade, falta de atenção... 

Se o comercial da HOPE com a Gisele Bündchen fez um certo barulho e levou a Secretaria de  Politicas para as Mulheres a pedir suspensão da propaganda (clica aqui e veja os motivos dessa suspensão), esses comerciais de prevenção da Republica Tcheca levaria todos os funcionários da agência de publicidade responsável por essas peças publicitarias para o presidio de segurança máxima Bangu I.

As agências de publicidades no Brasil não conseguem fazer um comercial inteligente, eficiente, criativo e chocante para denunciar ou "sensibilizar" sobre a violência no trânsito, conscientizar sobre o uso da camisinha, a violência com arma de fogo, entre outros temas importantes.


Nossa sociedade é conservadora, hipócrita e pouco politizada, não caberia a veiculação de um comercial desse entre o Jornal Nacional e a novela da Globo, mas se passasse (mas sei que não vai acontecer nunca), no dia seguinte, o assunto seria sobre essas campanhas.

Acredito que se um comercial com intuito educativo e de prevenção se não choca, não cria a consciência, também termina não fazendo parte das conversas nas mesas dos bares, restaurantes, reuniões de empresas, churrascos, nas rodas de fofocas das empregadas domésticas, nos elevadores, nas faculdades, enfim, em todos os lugares onde dois ou mais estiverem reunidos.

Se você estiver grávida, se for sensível a violência e tem calafrios com pessoas mortas, por favor, nem pense em clicar nesse videos. 


Repito: não veja esses vídeos em hipótese nenhuma caso tenha algum risco de fazer um grande papelão (tipo desmaiando) onde estiver.  









Um comentário:

Yolanda Hollaender disse...

As campanhas têm cenas fortes, de fato, mas a imprudência de motoristas inábeis e irresponsáveis já fizeram e fazem muitas vítimas inocentes. No Brasil, essas campanhas deveriam ser veiculadas diariamente, para que, quem sabe, sensibilizasse pessoas sem escrúpulos e que saem bêbados pilotando "armas"...
Um forte abraço,
Yolanda

Postar um comentário