sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Grupo quer viúva de Herzog e filho de Jango na Comissão da Verdade.

Ativistas protocolaram documento no escritório da Presidência em SP nesta quinta (17/11/2011); projeto pode ser sancionado nesta sexta.



O Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça apresentou à presidência da República, na tarde desta quinta-feira, 17, uma lista de nomes para integrar a Comissão da Verdade. Há expectativa que o projeto que cria a comissão seja sancionado pela presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira, 18. 

A comissão terá sete integrantes. Entre os nomes sugeridos estão os de Clarice Herzog, viúva do jornalista Vladimir Herzog, morto pela ditadura em 1975, o jurista Fábio Konder Comparato e o filho mais velho do ex-presidente João Goular, João Vicente Goulart.


Wladimir Herzog

De acordo com Cândida Guariba, integrante do comitê e neta da desaparecida Heleny Guariba, a intenção do grupo é "prosseguir na busca por justiça quando se trata de crimes contra os direitos humanos cometidos durante a ditadura militar." O Comitê Paulista critica o projeto que cria a comissão, por restringir o acesso e por não considerar a possibilidade de punição a quem tenha cometido crimes contra a humanidade.

"A justiça, apesar de não estar sendo considerada publicamente pelo governo uma prioridade neste caso, é também reivindicada pela OEA , através da Corte Interamericana de Direitos Humanos, ao condenar o Brasil a julgar estes crimes. Reivindicamos que tudo o que for apurado na Comissão Nacional da Verdade seja encaminhado ao Ministério Público", diz Cândida. Segundo ela ainda, o grupo já apresentou outro manifesto à presidência que não foi acatado. "Julgamos necessário continuar pressionando o governo", acrescenta.
De acordo com o documento apresentado à Presidência nesta quinta (17/11/2011), por todos os problemas que o projeto da comissão apresenta, "só alcançarão resultados efetivos se a Comissão Nacional da Verdade vier a contar, entre seus integrantes, com pessoas inteiramente comprometidas com a total autonomia dos trabalhos, além de qualificadas para essa tarefa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário