sábado, 14 de janeiro de 2012

A cidade do jeito que eu quero.

O que é intervenção urbana?
Intervenção Urbana é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos. No início, um movimento underground que foi ganhando forma com o decorrer dos tempos e se estruturando. Mais do que marcos espaciais, a intervenção urbana estabelece marcas de corte. Particulariza lugares e, por decupagem, recria paisagens. Existem intervenções urbanas de vários portes, indo desde pequenas inserções através de adesivos (stickers) até grandes instalações artísticas.

Arte Urbana e um pouco de Kurt Wenner


Quero viajar um pouco e escrever com muitas imagens sobre a arte urbana (leia-se também interversão urbana) e espaço público.

Pode-se dizer que estamos vivenciando uma transformação nos meios da arte urbana. Nas principais capitais do mundo isso já vem acontecendo a décadas e no Brasil ainda está começando.  
Aquelas vacas espirituosas (da exposição CowParede do artista Lucas Dalla Costa) que mudaram a cara de várias cidades brasileiras quando foram instaladas na ruas e avenidas é um exemplo claro de arte urbana.
Posso estar enganado, mas foi uma das maiores exposições urbanas (ao ar livre) de todos os tempos no Brasil.




A arte urbana tem um papel social e transformador muito forte, pois tira as pessoas de suas casas e põem no lugar que elas têm mais medo de frequentar atualmente: as ruas das  grandes cidades.    

Sem contar que aproxima o artista da população que não costuma frequentar galerias e museus. O artista tem que estar próximo do povo, dialogar e na medida do possível tentar fazer com que as pessoas interajam com seu trabalho (mas sei que nem sempre é viável).


Arte urbana também colore pequenos espaços, o cinza que predomina nas cidades ganham mais cores, a população valoriza e respeita muito mais o lugar que circula. 

Na maioria das vezes, esse tipo de arte tem um caráter de protesto, e que termina chamando sempre a atenção de quem perambula pela cidade. 
Expostos com liberdade, a arte urbana atingi corações e mentes, e anima um pouco mais as ruas das cidades sombrias e sujas.    

A arte urbana tem que ocupar praças, prédios, ruas, avenidas, bueiros, piscinão, esquinas e não dar vez para a pichação . 


Mario (No-necked Monsters) Tags: street art mosaic character fitzroy melbourne


Na verdade, acho que quase todas as capitais brasileiras não tem um pingo de imaginação nos seus espaços urbanos e públicos, quase sempre com obras arquitetônicas sem inspiração e horrorosas, sem contar prédios e casas históricas mal cuidadas e abandonadas.  


Imagine convidar a molecada para fazer parte dessas mudanças, pode ter certeza meu amigo, que elas vão ser as primeiras a curtir uma iniciativa tipo "Arte na cidade" ou "Vamos fazer arte"

Street furniture and playscapes by Urban Art Projects

Quando vou para o interior de São Paulo, nos municípios mais desenvolvidos e endinheirados, não é normal ver obra de arte como esculturas ou o grafite. E pior, ninguém nunca vai propor isso para a prefeitura ou para uma secretaria de desenvolvimento urbano investimentos em arte nos espaços públicos.  

A arte urbana é uma atividade que nasce do improviso, da auto-expressão e por fim, educa o jovem que a criação vem antes da destruição. E com isso, envolver o jovem, dar oportunidades e a importância da valorização do espaço publico para todos da comunidade. 

Esse vídeo 'abaixo' Painting Reality mostra que as cidades precisam ser borradas de cores, de graça e de obras maiores do que a própria vida. 



Antes de tudo, o mais importante na arte urbana e a consciência de como o espaço público é, pode ser alocado e usado. Artistas, alguns pouquíssimos políticos e ativistas estão começando a conscientizar sobre a importância do espaço público e o direito da população a utilizá-lo para seu próprio benefício.  

O que hoje chamamos de intervenção urbana evolve um pouco da intensa energia comunitária que floresceu nos anos de chumbo.
Os trabalhos dos artistas contemporâneos, porém, buscam uma religação afetiva com os espaços degradados ou abandonados da cidade, com o que foi expulso ou esquecido na afirmação dos novos centros. Por meio do uso de práticas que se confundem com as da sinalização urbana, da publicidade popular, dos movimentos de massa ou das tarefas cotidianas, esses artistas pretendem abrir na paisagem pequenas trilhas que permitam escoar e dissolver o insuportável peso de um presente cada vez mais opaco e complexo” explica a professora MARIA ANGÉLICA MELENDI
_________________________________________________________________________________


Encontrei uma iniciativa muito bacana de uns jovens que se encontraram na Rua Augusta para colorir a noite paulistana. 

E essa ação faz parte de um movimento mundial chamado "LED THROWIES" http://graffitiresearchlab.com/projects/led-throwies/




#projetofireworks from Ariela Calanca on Vimeo.


Postei algumas imagens legais de interversão urbana.
Veja e curta essas iniciativas fantásticas.



Pop Culture Inspired Street Art.



  








P1030332





















 

































Essas imagens abaixo sempre foram muito especiais pra mim. 
Na estação do metrô Sumaré tem uma série de obras do artista plástico Alex Flemming que acho espetacular. São imagens de pessoas, com poemas escritos sobre fotos e também alguns sonetos. Não ligava se o metrô demorava pra passar, ficava lá admirando o seu trabalho...









____________________________________________________________________



Enfim, Kurt Wenner.



O artista Kurt Wenner (considerado um gênio da modernidade) vem dialogando e conquistando pessoas do mundo todo com seu trabalho. 


Nascido em Ann Arbor – Michigan, é hoje, mundialmente conhecido pelas suas pinturas de rua, street art e paineis. (amanhã vou postar várias imagens de street art).

A sua técnica de pintura é a anamorphosis (projeção em perspectiva) onde usa giz, dando uma dimensão 3D às suas pinturas, tornando-as muito realistas e integradas com o ambiente onde elas passam a fazer parte, surpreendendo assim, todos os que passam e têm o privilégio de ver de perto essas obras de arte. 
Quando visto do ângulo correto, pessoas em pé e em cima deles (das suas obras) parecem que estão flutuando no ar rarefeito. 

Os cálculos são feitos sem computadores. Wenner usa régua, compasso e pedaços de barbante colados no chão para definir como será a visão da sua obra a partir de determinados pontos de vista.

Postei logo abaixo, alguns vídeos que ilustram melhor a sua técnica e a sua criação.

Estas intervenções em 3D com giz na calçada tem sido destaque em vários jornais, programas de televisão, sites e blogs no mundo inteiro. 

Kurt começou como artista gráfico, depois trabalhou para a NASA como ilustrador de projetos espaciais e paisagens extraterrestres. O seu trabalho é requisitado por empresas públicas e privadas e também por personalidades importantes, que o contratam para realizar projetos de arte.
Kurt foi aperfeiçoando a sua técnica desde 1982 e apresenta pinturas precisas em 3D, integrando a espaços públicos, novas realidade ou um cenário realmente "vivo" e moderno. 

Kurt Wenner além de ter sido um funcionário da Nasa, também estudou na Rhode Island School of Design.

































fonte:  Ir Coffe                 :   http://www.ircoffe.com/?p=22058
         Intervenção Urbana:   http://www.intervencaourbana.org/




Nenhum comentário:

Postar um comentário