terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Documentário sobre o muro de Israel dirigido por uma brasileira.


BUDRUS, o filme, é um documentário sobre um vilarejo, de mesmo nome, na fronteira entre a Cisjordânia e Israel, que ocupou as manchetes em 2003, quando foi palco de um inusitado protesto não-violento. 
Ex-ativista do Fatah - Ayed Morrar, organiza uma grande manifestação junto a comunidade,  que une palestinos de todas as facções políticos e israelenses para salvar a vila da destruição pela barreira Israelense. A vitória parece improvável até que sua filha de 15 anos de idade, Iltezam, lança um contingente de mulheres que se move rapidamente às linhas de frente. fonte: youtube


Este instigante documentário da diretora e brasileira Julia Bacha (foto), encontrou um momento assustador nesta parte do oriente médio, quando o governo de Israel começou a construir o seu muro anti-terrorista para proteger contra incursões de homem-bomba suicida. 


Os moradores dependiam totalmente das árvores de oliveira históricas e economicamente importantes, onde dezenas foram brutalmente arrancadas pelas escavadeiras do Exército para abrir caminho para a grande parede, cujo percurso serpenteava de tal forma, que iria fazer transformar a vida da comunidade numa miséria absoluta.


Ayed Morrar organiza então uma resistência não-violenta declaradamente com a ajuda de simpatizantes liberais israelenses e internacionais observador-ativistas. 
A "não-violência", é claro, sofre uma pressão, quando Força de Defesa de Israel (FDI) entra em contato com os manifestantes. 


"Brudus" foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Berlim. Ganhou menção honrosa no Festival de Tribeca, Melhor documentário do festival Documenta Madrid, entre outros. Esse documentário é obrigatório para entender ainda mais o que acontece na fronteira com Israel e a Cisjordania. 


Veja o trailer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário