quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Curta-metragem: O melhor curta brasileiro dos últimos anos.





Maria José é uma menina de 5 anos de idade, que necessita (ou é obrigada) deixar seus estudos e seus sonhos para trabalhar. Morando no sertão cearense e sem perspectiva de uma vida melhor, ela cresce, depois casa, tem vários filhos e envelhece.



Produzido em computação gráfica 3D e finalizado em 35mm, o curta-metragem "Vida Maria" mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no sertão cearense, criando uma atmosfera extremamente realista.


Dirigido pelo Marcio Ramos, posso afirmar que é um dos melhores curtas de animação já produzida no país e um dos mais tristes que já assisti.



Se existe o maldito ciclo de gerações de famílias no Ceará (no nordeste em geral) que nunca tomaram o café da manhã, almoçaram e jantaram no mesmo dia, também existe o ciclo de famílias que nunca estudaram. De forma estupenda, Marcio Ramos mostra a repetição deste ciclo passando ao menos por três gerações. 


Em quase nove minutos o diretor consegue falar mais sobre a triste situação socioeconômica vivida por muitas gerações do que qualquer dissertação acadêmica de qualquer universidade do Brasil.


Esse vídeo faz parte da restrospectiva 2011.

Um comentário:

Floresta em Alta disse...

Genuinamente brasileiro e produzido com muito cuidado com as tomadas de cenas...o caminhar da cena pela ótica do câmera ficou muito realista. Sem dúvida um dos curtas mais pedidos aqui em nosso cineclube.

Postar um comentário