quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Fotografia: As faces dos esquecidos.



Eu realmente amo retratos. Eu acho que eles são bonitos, inspiradores e intrigantes muitas vezes. 
E o que eu mais gosto neles é que alguns fotógrafos têm a capacidade de transformar pedaços da realidade em algo realmente profundo e se comunicar sem dizer uma palavra.
Encontrar uma conexão entre a pessoa na foto, a cena, a atmosfera, tudo. 

Navegando em busca de novidades encontrei essas fotos (logo abaixo) sobre moradores de rua do fotógrafo Lee Jeffries .

Com sede em Manchester, Reino Unido, Lee Jeffries começou sua carreira em fotografia de esportes. Um encontro casual com uma jovem sem-teto nas ruas de Londres (em Leicester Square)  numa abordagem artística, mudou sua história para sempre. Jeffries recorda que inicialmente, ele havia "roubado" uma foto (imagem) de uma jovem amontoada em um saco de dormir. O fotógrafo sabia que a menina o tinha notado e sua primeira reação foi de sair. 
"Ela me viu e começou a gritar. Eu fiquei envergonhado e tive de decidir se ia embora ou se pedia desculpas", conta Jeffries.
Sua percepção sobre os sem-teto mudou completamente e eles se tornaram o assunto de história e de sua arte.



Ele produziu um conjunto assombroso em preto e branco de retratos de pessoas que vivem nas ruas da Europa e dos EUA. Cada rosto é mostrado em detalhe incrível e é cheia de emoção.   
Antes de fotografar e materializar os rostos do moradores de rua para sempre, Jeffries faz um esforço para conhecer cada um, antes de pedir permissão para capturar sua imagem. 

Jeffries também usa sua fotografia para arrecadar dinheiro para ONGS de moradores de rua e tenta reduzir a "invisibilidade" das pessoas que não têm onde morar.


E abaixo algumas fotos que selecionei.




























































































OUTROS MOMENTOS

Haiti Appeal: Pigeons & Shadows.



Northern Qtr.

Owens





Downtown









Nenhum comentário:

Postar um comentário