terça-feira, 27 de março de 2012

Assista ao curta-metragem canadense indicado ao Oscar na categoria de melhor animação.



O curta-animação 'Dimanche'  indicado ao Oscar 2012, é uma viagem de 9 minutos e cinquenta segundos, através da mente imaginativa de uma criança que é forçada a participar dos cultos da igreja (eu já passei por isso), em uma manhã preguiçosa de domingo. 


E sempre depois dos cultos passa o dia com os avós, embora essas visitas são bastante branda e previsível, a criança solitária cria suas próprias fantasias absurdas e mágicas ao longo do dia.

Há um pouco de crueldade animal presente nesse curta, o que é estranho, mas por outro lado é uma história interessante envolvendo trens gigantes, uma moeda e um urso azarado.



Essa mistura de linha em preto e branco, com pitadas de aquarela com seus tons suaves, quadrinhos  estilo europeu,  ilustrado de forma monótona e refletindo a paleta sombria da existência do menino, com certeza, fez com que o diretor Patrick Doyon conseguisse respeito logo nesse seu primeiro trabalho.

Esta fábula animada para toda a família mostra-nos quão importante é ver a vida através dos olhos de uma criança, mesmo em uma tarde de domingo cinzento.

O filme ganhou o prêmio de melhor curta-metragem no 'Festival de Berlim' e também recebeu uma indicação ao prêmio da Annie Awards, o 'Oscar' da animação.

O vencedor na categoria de melhor curta animação foi "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" , que é uma celebração do poder de contar histórias, sem diálogos. Este curta-metragem já foi postado aqui no blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário