sábado, 24 de março de 2012

Festival de Arte Digital 2012 recebe inscrições.



O Festival de Arte Digital – FAD se consolidou ao longo de suas edições como uma das maiores e mais importantes plataformas voltadas não apenas para a fruição, mas também para promover a reflexão da arte digital produzida em todo o mundo. Durante as 5 edições já realizadas passaram pelo FAD 220 artistas, vindos de 20 países. O processo de seleção dos trabalhos, para 2012, já está com inscrições abertas e os interessados tem até o dia 30 de abril para efetuarem a inscrição.

Desde sua última realização, em 2011, o FAD passou a definir um tema específico para cada edição. Sendo assim, o tema escolhido para este ano é Interfaces Relacionais. O festival busca artistas que estejam criando novas formas de interface e interatividade, passando ou não por um computador. 
Os trabalhos que estiverem dentro dessa temática terão prioridade na seleção, porém também serão aceitas obras que estejam ligadas a outras áreas da arte e tecnologia. 


Os artistas selecionados terão suas obras expostas durante todo o mês de setembro, Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte. As performances, oficinas e workshops e palestras que também passam por seleção via Edital, serão realizadas neste mesmo período.

A sexta edição do FAD é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura/Governo Federal), Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Secretaria do Estado da Cultura de Minas Gerais) e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte).
Museu Inimá de Paula



Edital

Desde 05 de março, o FAD recebe inscrições de artistas do mundo inteiro que queiram apresentar seus trabalhos (ou ministrar oficinas e workshops) no Festival. Os interessados deverão acessar www.festivaldeartedigital.com.br, ler o edital e preencher o formulário digital. A inscrição, que será aceita somente através do site, é gratuita.


Áreas

As propostas enviadas ao Edital do FAD devem estar incluídas em uma das quatro áreas de atuação do Festival:

- FAD Performance A/V (shows audiovisuais)
Engloba projetos dedicados a apresentações artísticas unicamente autorais, ao vivo, e que utilizem áudio e imagens de forma sincronizada. Os trabalhos podem ser apresentados por artistas solo, duplas, grupos e/ou bandas audiovisuais entre outros.



- FAD Galeria (instalações audiovisuais interativas)
Trabalhos que desenvolvam conteúdo artístico e que promovam interação com o público. O Conceito e técnica são livres, mas preferencialmente devem acompanhar o tema da edição, conforme disposto acima.



- FAD Laboratório (Oficinas, Workshops)
Oficinas e workshops de pequena duração, com temática livre. A ideia é capacitar o público para utilização de novas ferramentas de áudio e vídeo, criação de trabalhos de interação como software livres, apps (aplicativos), entre outros, para uso profissional ou não.



- FAD Simpósio (Palestras e Ensaios).
São considerados o envio de propostas para palestras, apresentação de estudos e ensaios científicos conceituais que abordem alguma relação com o “fazer artístico”, podendo ser do aspecto teórico até a apresentação de técnicas. O tema é livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário