sábado, 16 de junho de 2012

Cinesul 2012 terá lançamento do livro DOCTV.




Neste sábado, dia 16o Cinesul 2012 - 19° Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo – promove o lançamento do livro "DOCTV – Operação de Rede”, dos autores Susana Schild, Ivana Bentes, Kara Holanda e Carlos Alberto Mattos, organizado pela jornalista Maria do Rosário Caetano. 

O evento acontece na sala de cinema 2 do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)às 16h, seguido de debate com Ana Paula Santana, Secretária do Audiovisual; Renato Nery, coordenador do DOCTV; o realizador Fellipe Barbosa e mediação de Dario Gularte. 

O festival acontece de 12 de junho a 1º de julho no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro Cultural Correios (CCC) e no Instituto Cervantes. (No Instituto Cervantes de 12 a 15 de junho; no CCBB, de 12 a 24 de junho e no CCC de 26 de junho a 1º de julho). O evento é gratuito e patrocinado pelo Banco do Brasil e Correios.




O livro trata sobre o programa de televisão dedicado aos documentários na rede pública e traz informações sobre os mais de 200 documentários lançados no Brasil e em outros países, além de dez análises feitas por especialistas no tema como Amir Labaki, Jean-Claude Bernardet e Ismail Xavier. 

O DOCTV é um projeto que promove a viabilização de documentários que integra a produção independente e as televisões públicas. Ele foi criado em 2003 com o nome de Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DOCTV) pela Secretaria do Audiovisual e – a partir de parcerias com a TV Cultura de São Paulo, a Associação Brasileira de TVs Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) e o Banco do Nordeste – implantou pólos regionais de produção e teledifusão, abrindo novos mercados e formando realizadores. Já em 2006 expandiu sua área de atuação para outros países, dando início ao DOCTV Ibero-América, Colômbia e CPLP (comunidade dos países de língua portuguesa).

Filmes em exibição no Cinesul 2012

Sessenta e nove produções de países latino-americanos e da Península Ibérica competem no 19º Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo nas categorias ficção e documentário de longas, médias e curtas-metragens.  

São 17 longas-metragens - oito documentários e nove de ficção - e 52 médias e curtas-metragens, sendo 23 documentários e 29 ficcionais. O Brasil comparece com 33 trabalhos, entre eles, duas coproduções uma com Portugal e uma com a Argentina. Os outros 36 vem de 12 países, sendo 13 da Espanha, seis da Argentina, três do México, dois de Cuba, dois da Venezuela, dois de Portugal, dois do Chile, dois da Colômbia, um do Equador, e três coproduções: El Salvador-México, Porto Rico-Espanha e México-Alemanha.

Sobre o Cinesul

O Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo – foi criado em 1994, no Rio de Janeiro, como uma mostra de cinema e vídeo dos países do Mercosul, a partir de iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, tendo ampliado seu alcance já em sua terceira edição. 

Ao longo desses anos, cresceu e se estabeleceu definitivamente como uma vitrine da produção cinematográfica latino-americana. Desde a edição de 2006 passou a aceitar nas mostras competitivas trabalhos da Península Ibérica  e, desde o ano 2008, filmes em todos os suportes.

Em 2011 foram exibidos cerca de 260 filmes de países como Brasil, Argentina, México, Espanha, Venezuela, Chile, Peru, entre outros. Destes, 75 participaram da competitiva e os demais chegaram às telas em mostras temáticas. 

Entre os vencedores do ano passado estão  a coprodução entre Espanha e Itália “De mayor quiero ser soldado”, de Christian Molina (melhor longa de ficção); o argentino “Claudia”, de Marcel Gonnet (melhor longa de documentário) e no Videosul, o brasileiro “Alumia”, de Andréa Ferraz e Carol Virgulino (documentário) e “Los minutos, las horas”, de Janaína Marques Ribeiro (ficção), uma coprodução Cuba/Brasil. 


A menção honrosa do júri oficial foi para “Detrás Del muro”, de Eleonora Menutti” –Argentina; “Na trilha do bonde”, de Virgínia Flores –Brasil; “Paraíso terrenal”, de Tomás Weiss  - Chile; “Abuelos”, de Carla Valência - Equador/Chile. ).  O festival prestou homenagem ao diretor e produtor chileno Luis Vera.

Os favoritos do público em 2011 na categoria de longas de ficção e de documentário foram os brasileiros: “Curitiba Zero Grau”, de Eloi Pires Ferreira e “Malditos Cartunistas”, de Daniel Paiva e Daniel Garcia, respectivamente. 





Na categoria Videosul, o público escolheu o espanhol “Hidden Soldier”, do diretor Alejandro Suárez, em ficção; e o documentário “Padre Motard”, do português Neni Glock.

O Cinesul é fruto do trabalho da Pulsar Artes e Produção, empresa fundada pela pesquisadora e professora Ângela José do Nascimento, e agora dirigida pelo produtor e pesquisador Leonardo Gavina.

Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo - 12 de junho a 1º de julho
CCBB (de 12 a 24 de junho)
Instituto Cervantes (de 12 a 15 de junho)
CCC (de 12 de junho a 1º de julho)
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário