sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O que aconteceu com nosso sonho de liberdade? Documentário da BBC faz um exame sensível das idéias de liberdade.


The Trap: What Happened to Our Dream of Freedom (A Armadilha: O Que Aconteceu com Nosso Sonho de Liberdade) é uma série de documentários produzidos pela BBC inglesa, dirigido e escrito por Adam Curtis, bem conhecido por outros documentários incluindo "The Century of the Self" (O Século do Ego) e "The Power of Nightmares" (O Poder dos Pesadelos). 

A série consiste em três programas de 1 hora cada que exploram o conceito e definição de liberdade. Abaixo está os links e as janelas para ver todo a série que é imperdível.

A liberdade individual é o sonho de nossa época. É a promessa mais contundente de nossos políticos (principalmente dos países ocidentais) , mas que ao mesmo tempo define a forma de como pensamos sobre nós mesmos e, repetidamente, temos ido para a guerra para impor a liberdade ao redor do mundo. 

Mas se você voltar atrás e olhar para o que a liberdade realmente significa para nós, hoje, é um tipo estranho e limitado de liberdade.

Os políticos prometeram libertar-nos da velha mão morta da burocracia, mas eles criaram um sistema cada vez mais com controle da gestão social, impulsionada por metas e números. 

Os governos comprometidos com a liberdade de escolha que presidiu um aumento da desigualdade e um colapso dramático na mobilidade social. E no exterior, no Iraque e no Afeganistão, a tentativa de impor a liberdade levou a guerras sangrentas, o caos e a ascensão de um autoritário islamismo anti-democrático. Este, por sua vez, ajudou a inspirar ataques terroristas na Grã-Bretanha. Em resposta, o governo desmantelou leis de longa duração destinados a proteger a nossa liberdade.

Durante a série vocês verão depoimento matemáticos, biólogos genéticos, antropólogos, psiquiatras e economistas radicais de livre mercado, que passaram a dominar tanto o pensamento político desde os anos setenta e a forma como as pessoas pensam sobre si mesmos como seres humanos.

No entanto, dentro dessa ideia simplista lançar as sementes de novas formas de controle. E o que as pessoas se esqueceram é que há outras idéias de liberdade. Estamos, diz Curtis, em uma armadilha de nossa própria fabricação que nos controla, nos priva de significado e causa a morte e caos no exterior.

Há muita coisa para falar, mas tudo o que eu diria é que, você precisa vê-lo.

Naturalmente, o que soa como um assunto que pode parecer chato para alguns no papel, é perfeitamente documentando por Curtis. 



Para ativar a legenda clique em CC.



Episódio 02. BBC A Armadilha: O Que Aconteceu com Nosso Sonho de Liberdade 
-  O Robot Solitário



Para ativar a legenda clique em CC.



Episódio 03. BBC A Armadilha: O Que Aconteceu com Nosso Sonho de Liberdade -
Forçar-te-emos a ser Livre



Para ativar a legenda clique em CC.




Clique aqui e assista direto no canal do YOUTUBE o episódio 02A Armadilha: O Que Aconteceu com Nosso Sonho de Liberdade -  O Robot Solitário

Clique aqui e assista direto no canal do YOUTUBE o episódio 03A Armadilha: O Que Aconteceu com Nosso Sonho de Liberdade - Forçar-te-emos a ser Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário