quarta-feira, 2 de maio de 2012

Documentário: Poro - intervenções urbanas e ações efêmeras.



Descobri meio sem querer, esse documentário bacanérrimo: Poro - Intervenções urbanas e ações efêmeras. Uma reflexão sobre espaços públicos, urbanismo, poesia, comunicação, política...


Já postei vários posts aqui no blog sobre arte urbana, e esse filme mostra um trabalho interessantíssimo da dupla de "artistas-poetas-pop(s)-design" Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada! (foto).







Desde 2002 eles buscam apontar sutilezas, criar imagens poéticas, trazer à tona aspectos da cidade que se tornam invisíveis pela vida acelerada nos grandes centros urbanos, estabelecer discussões sobre os problemas das cidades, refletir sobre as possibilidades de relação entre os trabalhos em espaço público e os espaços “institucionais”, lançar mão de meios de comunicação popular para realizar trabalhos, reivindicar a cidade como espaço para a arte.


E o bacana é que esse documentário tem toda uma linguagem moderna e jovem, gostoso de assistir e que funciona muito bem na internet, em qualquer galeria de arte e principalmente em espaços públicos.  


Com depoimentos de quem sabe o que quer e o que está fazendo, vale demais ver o trabalho que essa dupla desenvolve em Belo Horizonte.     


Este documentário aborda as principais intervenções urbanas realizadas entre 2002 e 2009 pelo Poro. O documentário foi produzido durante o ano de 2009 e finalizado em fevereiro de 2010. O vídeo/filme/documentário foi indicado ao Prêmio Mixsórdia 2010, na categoria Audiovisual. 
mixsórdia

Além das imagens e registros, boa conversa sobre arte no espaço público e questões tangentes. 
Produzido pela Rede Jovem de Cidadania em parceria com o Poro
Realização: Associação Imagem Comunitária

Um comentário:

Paulo disse...

Olá Allan,

o Pedro Salgueiro me avisou que o pessoal está se encontrando lá no Assis (que você já conhece) toda segunda, lá pelas 19 horas. Irei pela primeira vez nesta segunda 7/5. Vamos lá?

Postar um comentário