quarta-feira, 16 de maio de 2012

Resíduos da Guerra do Vietnã: bombas, sangue, suor, lágrimas e metais.


Nesta série, eu gravei as imagens da Guerra do Vietnã em plantas tropicais. 
Um verão, eu estava motivado a experimentar com a fotossíntese e seus pigmentos, depois de observar como a grama mudou de cor sob uma mangueira de água que foi deixada no gramado. Logo depois, eu estava fazendo cópias de clorofila.
No meu trabalho, a fotossíntese é usada para gravar imagens em folhas usando apenas clorofila e luz: a fonte de vida das plantas e, consequentemente, a Terra.
As folhas são, então, lançado em resina, como amostras biológicas para estudos científicos. Este processo lida com a idéia de transmigração elementar: a decomposição e composição da matéria em outras formas. As imagens da guerra são parte das folhas, e viver dentro e fora deles.
As folhas expressam a continuidade da guerra. Eles contêm os resíduos da Guerra do Vietnã: bombas, sangue, suor, lágrimas e metais.
Os mortos foram incorporados à paisagem do Vietnã durante os ciclos de nascimento, vida, morte e, através da reciclagem e transformação de materiais, e a criação de novos materiais. Como a matéria não é criada nem destruída, mas apenas transformada, os remanescentes da Guerra do Vietnã e dos EUA vão viver para sempre na paisagem vietnamita.  Binh DANH


Binh DANH (foto acima) recebeu seu MFA (Mestre em Belas Artes) da Universidade de Stanford em 2004 e surgiu como um artista de importância nacional com o trabalho que investiga sua herança vietnamita e nossa memória coletiva da guerra, tanto no Vietnã como no Camboja. 

Em suas próprias palavras, ele lida com "A mortalidade, memória, história, paisagem, justiça, provas e espiritualidade". Sua técnica incorpora a sua invenção do processo de impressão de clorofila, no qual aparecem imagens fotográficas incorporadas em folhas através da ação da fotossíntese. 




Seu mais novo corpo de trabalho enfoca o processo daguerreótipo. 
Binh DANH foi incluído em importantes exposições em museus de todo o país, bem como as coleções da Arte Corcoran Gallery, o Museu de Arte da Filadélfia, o Museu DeYoung, e o George Eastman House, entre muitos outros. 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário