quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Animação extraordinária que venceu o Festival de Cannes em 2009.



A animação americana  "Sebastian's Voodoo" do paraguaio Joaquin Baldwin, é um excepional e extraordinária trabalho de apenas quatro minutos.
  
Conta a história de um boneco de vodu (sim, você leu corretamente) que decide agir contra seu criador e salvar os outros bonecos que são torturados nos rituais. Para fazer isso, no entanto, deve haver um elemento de auto-sacrifício.

O filme "Sebastian's Voodoo" levou o prêmio de melhor curta-metragem de animação em vários festivais de cinema como o de Cannes em 2009, o Queens International Film Festival, Annie Awards, entre outros. Sem contar as quase 100 participações em festivais e mostras de cinema.

O diretor Baldwin nasceu em  Assunção, no Paraguai, mas agora vive em Los Angeles. Ele terminou recentemente seu mestrado em animação na UCLA.  
Sem surpresas, Baldwin recebeu mais de 40 prêmios internacionais por seus filmes de animação, incluindo Sebastian's Voodoo,   que na minha opinião, é realmente um dos melhores de animação que já vi. Especialmente quando se trata da modelagem que é incrível, da texturização, iluminação e do roteiro. 

Um comentário:

Rui Lopes disse...

Música, técnica, roteiro e afins, tudo contribui para a subjetividade, a essência por excelência do cinema, como proposta d'arte.
Esta obra encontra-se a si mesma em toda a sua composição.Exulto em tomar conhecimento que ainda há "cabeças pensantes" na mais maltratada das artes - o cinema - haja vista as traquinagens experimentais que "alfinetam" nossos sentidos nas chamadas novas mídias!
Bravo, Baldwin!...
Rui Lopes

Postar um comentário