terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Higienização sem limites no centro de Belo Horizonte.

O documentário jornalistico A criminalização do artista - Como se fabricam marginais em nosso país dos diretores Rafael Lage, Gustavo Policarpo e Moacir Gaspar, numa porrada só, mostra a truculência da policia, a arrogância dos jornalistas e a desvalorização dos artistas de rua.

Numa das cenas do documentário, um dos trabalhadores que está sendo violentado pela PM, pede para um grupo de repórteres mostrar o que realmente está acontecendo naquele local e dar "voz" para ele se manifestar. Ele (o trabalhador) é totalmente ignorado, é pior, as jornalistas demonstram um medo de dar dó.
Em qualquer manifestação, greve, luta de um movimento social, luta de uma classe trabalhadora, se não vai de encontro aos interesses da mídia, dos poderosos e dos políticos, pode apostar, eles serão ridicularizados pela imprensa.              

Esse documentário é obrigatório nas aulas de jornalismo nas universidades públicas. E por essas e outras, que sou a favor de escolas nas periferias para formar jornalistas cidadãos. E numa "guerra" virtual, colocar documentário como esse nas redes sociais e mostrar como a grande imprensa trata questões tão delicadas.

“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma”. (Joseph Pulitzer – 1847/1911)



Fonte: Doc Verdade - documentários por um mundo mais justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário