quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Curta-metragem: A pequena vendedora de fósforos.

Esse curta-metragem de animação "The Little Match Girl" baseado no conto do do século XIX escrito pelo dinamarquês Hans Christian Andersen (de "O patinho feio", "A pequena sereia", "Os sapatinhos vermelhos", etc). 
Ele conta a história de uma camponesa pobre que é  forçada a vender fósforos. Quando a noite vem, desesperada para manter o calor e a luz, a menina vendedora de fósforos, começa a acendê-los e prevê uma vida muito diferente de si mesma nas chamas no fogo dos palitos acesos. Ela começa a enxergar imagens de parentes amorosos, comida farta, e um lugar para chamar de lar. 

Essa história é de uma profundidade filosófica reverenciada por vários dos mais importantes pedagogos há seculos e graças à sua contribuição para a literatura infanto-juvenil a data de seu nascimento, 2 de abril, é o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso, o mais importante prêmio internacional do gênero tem seu nome: Prêmio Hans Christian Andersen. 


O filme "The Little Match Girl" também foi indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2007. E melhor filme para a Infância no Animafest - Festival Mundial de Filmes de Animação - Zagreb


Nenhum comentário:

Postar um comentário