sábado, 31 de dezembro de 2011

"Sejam realistas, exijam o impossível!" - O ano das manifestações.







A cara do país está mudando, as manifestações cresceram e tomaram conta das ruas de todos os lugares do Brasil. Pela primeira vez em anos, tive orgulho de ser brasileiro.
Claro que gostaria de ver muito mais como a "Marcha da Educação" e uma "Marcha contra a corrupção" de verdade, com sangue nos olhos das pessoas e com vontade de mudança na poderoso politica brasileira. Mas parece que chegou a nossa vez de ocupar o nosso espaço na sociedade e lutar por tudo que acreditamos. 


Acho fantásticas as manifestações que aconteceram nesse ano de 2011, pois a energia que rola é algo humano, social e transformador.
A marcha da maconha (ou liberdade de expressão), das vadias (ou vagabundas - como esse vídeo de Fortaleza), dos movimentos sindicais, do MST, dos negros, índios, GLBT, enfim, esses movimentos me deixam extremamente feliz.

Aliás, apoio qualquer luta pelas liberdades individuais, pois todas precisam ser respeitadas, mesmo não simpatizando com algumas, acho necessário que as marchas ou as manifestações aconteçam.

Claro que é difícil engolir uma "Marcha para Jesus", quando temos um Silas Malafaia, Edir Macedo e os casal Estevam e Sonia Hernandes sendo os lideres do movimento e falando em nome do filho de Deus. Repito: Silas Malafaia, Edir Macedo e os casal Estevam e Sonia Hernandes falando em nome do filho de Deus. Sinceramente é de passar mal. 
Mas sou obrigado a concordar com essa frase da moda: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las.” Voltaire - Iluminista francês.

É importante demais escutar o clamor e as manifestações que vem das ruas. Isso funciona como um termômetro do que as pessoas estão querendo e ainda acho que o espaço para as manifestações tem que ser na rua, a internet seria apenas uma forma de agregar e depois fazer o convite para a invasão, o movimento ou a reunião.

Nos videos que postei, palavras, gritos e cartazes como: "Você não viu na Globo", "Estudo não é mercadoria", "Não as proibições das raves", "Juntos contra a corrupção",  "A revolução começou", "Contra o veto ao kit", "Ei, Globo, vai tomar no cú", "Mulher não é só bunda e peito", "Viva a liberdade de expressão e viva o amor"... Estão espalhados em todos os lugares das ruas por jovens, gays, idosos, crianças, aposentados, portadores de necessidades especiais, negros, enfim, a diversidade é grande e está muito mais do que viva.

Bom... escrevi isso tudo pra dizer que a manifestação abaixo teve o meu apoio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário