domingo, 18 de março de 2012

Quando o cinema criou coragem e enfrentou Freud.



A propósito de "Freud, além da alma", o crítico Luiz Zanin Oricchio — da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, com formação nas áreas de filosofia e psicologia, editor do caderno de cultura de "O Estado de S. Paulo" — fez estes comentários:

Tocado pela aura de Freud, Huston tinha em mente um projeto ambicioso e convidou ninguém menos que o filósofo francês Jean-Paul Sartre para escrever o roteiro.

Freud contra Sartre

Sartre aceitou, demorou-se para entregar o texto e, quando o fez, este veio na forma de um calhamaço de centenas de páginas, definido por Huston como 'infilmável'. Sartre, ofendido, comentou que diretores de cinema 'ficavam tristes quando tinham de pensar'.

Dessa forma, o roteiro de 'Freud, além da alma' foi assinado [também] por Charles Kaufman e Wolfgang Reinhardt, que, pode-se dizer, fizeram um bom trabalho para Huston, fornecendo-lhe uma base sólida sobre a qual ele pudesse construir suas imagens. A dificuldade seria dar vivacidade a uma história que tira todo o seu encanto da vida interior dos personagens e não propriamente de acontecimentos trepidantes em termos de ação. Huston mostrou-se suficientemente lúcido para dar ao filme o tom de uma história de mistério, empolgante saga de conquista de um território desconhecido — metáfora utilizada com frequência pelo próprio Freud ao se referir ao inconsciente.




Freud contra as ilusões

'Freud, além da alma' concentra-se nos anos iniciais da trajetória do personagem, no desbravamento desse novo campo do conhecimento — aliás, bastante incômodo para o narcisismo contemporâneo. A narrativa começa pela comparação freudiana de sua percepção da primazia do inconsciente com as teorias de Copérnico e Darwin, que desmistificaram a ilusão da Terra como centro do sistema solar e a do homem como espécie à parte no reino animal.

A terceira “ferida narcísica”, diria Freud, teria chegado com a psicanálise, ao revelar que a razão é incapaz de explicar o todo da dimensão humana. O homem 'freudiano' não seria dono de sua própria casa ao ignorar o sentido daquilo que pensa, sente ou faz. A psicanálise produziu esse descentramento radical.

Freud contra seu tempo

E por isso mesmo provocou toda sorte de resistências. É disso que se ocupa o filme em boa parte, mostrando um Freud estigmatizado pela classe médica do seu tempo, mas encontrando um aliado em Joseph Breuer (Larry Parks).

Para contar essa história, os roteiristas e Huston usam técnicas descritas por Freud na mecânica dos sonhos e conhecidas por poetas e artistas em geral: fundem personagens, intercambiam características de um para outro, recriam cenas, inventam e fantasiam para melhor dar forma ao relato. Assim, adivinhamos na paciente inaugural, Cecily (Susannah York), traços de 'Anna O.', a histérica tratada por Breuer. Mas Cecily não é Bertha Pappenheim (verdadeiro nome de 'Anna O.'), mas um compósito de vários casos reais e outros inventados.

Freud contra Freud

Do mesmo modo, o filme mostra como a invenção da psicanálise foi não apenas um embate com os pacientes, mas de Freud consigo mesmo. Não é que teve apenas de lutar contra resistências externas e internas para desenvolver suas ideias e chegar à 'verdade' do inconsciente. O neurótico que ele de fato era deu-lhe as chaves para descobrir o mecanismo geral do psiquismo e o fator sexual inconsciente que está em sua base. Tudo isso o filme de Huston narra, inventando para ser mais fiel ainda à realidade dessa extraordinária aventura pessoal e do conhecimento" (Luiz Zanin Oricchio, 8 nov 2009).

Direção: John Huston. Roteiro: Charles Kaufman, Wolfgang Reinhardt, Jean-Paul Sartre. Fotografia: Douglas Slocombe. Montagem: Ralph Kemplen. Música: Jerry Goldsmith. Elenco: Montgomery Clift, Susannah York, Larry Parks, Fernand Ledoux, Susan Kohner e outros. 




CINECLUBE DARCY RIBEIRO exibe, em Sessão Extra, "Freud, além da alma" ("Freud", 1962, EUA, 120 min, p&b) 

Depois de um grande filme, sempre um bom debate

Com as psicólogas Anna Silvia Rosal de Rosal (FAd/FESPSP) e Maria Regina Friedmann (APP)

Data: sábado, dia 24 de março de 2012

Hora: 13h


Local: Auditório da Biblioteca Monteiro Lobato (r. General Jardim, 485, próximo à estação República do metrô)

Debate em Sessão Extra

Esta "Sessão Extra" do Cineclube Darcy Ribeiro é uma sugestão da professora Anna Silvia Rosal de Rosal, psicóloga com especialização em Psicoterapia Psicanalítica pela USP e docente de Comportamento Organizacional no curso de Administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. O Cineclube Darcy Ribeiro recebe a profª Anna Silvia e sua convidada, Maria Regina Friedmann, psicóloga clínica, especialista em Psicoterapia Psicanalítica pela USP e presidente da Associação de Psicoterapia Psicanalítica (APP), para comentar e debater este clássico da arte cinematográfica.

Agradecimento especial ao meu amigo Frank Ferreira por essa postagem. 

Frank Ferreira é sócio fundador e diretor do Cineclube Darcy Ribeiro


Um comentário:

Paulo disse...

Este filme é um dos meus favoritos. Conseguiu transformar uma história aparentemente anti-cinema em bom audiovisual.
Abraços,
Paulo Avelino
http://blog.paulo.avelino.nom.br

Postar um comentário