quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dois super-heróis contra o sistema corporativo.

"Hilariante! Uma mistura de Michael Moore e Sacha Baron Cohen.
Mesmo se você não concorda com a agenda política do Yes Men, você vai ter um grande surpresa com este filme."
- VA Musetto, New York Post

"Escandalosamente divertido! Glorioso testemunho do poder moral da sátira".
- David Edelstein, New York Magazine

"Hilariante, terapêutico, inspirador. Yes Men são gênios. "
- Naomi Klein, autora de The Shock Doctrine 



Recomendo demais esse documentário da HBO "The Yes Men Fix the World" que orgulhosamente estou postando aqui no blog.
Os diretores e atores Andy Bichlbaum e Mike Bonanno (do grupo The Yes Man) praticam a mesma estratégia adotada por Michael Moore em seus documentários, mas desta vez, expondo cafagestes lucrando com o furacão Katrina, os rostos por trás do desastre industrial/ambiental em Bhopal/Índia (foto abaixo) e outros acontecimentos revoltantes.


O filme é composto por várias brincadeiras e os objetivos principais são: envergonhar, humilhar e destruir financeiramente grandes corporações e agências governamentais.            
Eles usam sites, e-mails, nomes e empresas falsas, fazendo-se passar por porta-vozes, assessores de corporações, espalhando boatos para a imprensa e persuadindo pessoas, de uma forma racional, para qualquer capitalista selvagem aceitar as idéias propostas pela dupla.  

Os dois se colocam como executivos da Exxon, Dow Chemical, Halliburton e a HUD, o que transforma as brincadeiras em quase falências das industrias, empresas e corporações que nunca se responsabilizaram pelos desastres e mortes que causaram a milhões de famílias em várias partes do mundo. 
Eles dão entrevistas como executivos da DOW Chemical em que anunciam a criação de um fundo de US$ 12 bilhões para as vítimas do desastre de Bhopal (foto abaixo) em 1984, que matou 1.773 pessoas. 
A BBC caiu na brincadeira de bom gosto da dupla encrenqueira e foi ao ar a entrevista falsa e isso fez com que as ações da DOW despencassem. 
Eles não falam exatamente a verdade ao poder - mas as suas mentiras são poderosas, engraçadas e que satisfaz a nossa vontade por justiça.
"The Yes Men" cobra somente o verdadeiro sentido de responsabilidade corporativa, nada mais que isso.





  • Imagens de Bhopal/Índia - pior desastre industrial da história.











  • Aqui vai o vídeo com o documentário dividido em série de 9 (nove)  capítulos. Se você conseguir, assista um de cada vez.




















    Nenhum comentário:

    Postar um comentário