quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vamos fazer um filme com um celular?



Eu venho colocando muitos curtas-metragens feitos com celular (Smartphone Nokia N8) ou com as novas câmeras fotográficas DSLRs da Cannon (EOS 7D, entre outros modelos). Isso para mostrar a democratização e as possibilidades de qualquer cidadão criativo fazer bons filmes.

Quando comecei esse blog não sabia qual caminho seguir e aos poucos enxergo a possibilidade de falar sobre filmes produzidos com poucos recursos financeiros, sem parafernália de equipamentos, necessitando apenas de ótimas idéias, muita criatividade e a linguagem de cinema como principio.



A Nokia, por exemplo, realizou recentemente um concurso de curta-metragem onde a regra principal era usar apenas os seus novos Smartphone Nokia N8 para filmar os curtas. O vencedor e os outros sete filmes bem cotados participariam da abertura do Festival de Cinema de Edinburgh.


É um desses filmes é The Rider (O Cavaleiro) filmado por Josh Brooks (de apenas 23 anos), que foi um grande sucesso em Edimburgo. “Fui aplaudido pela sua cinematografia”, diz Josh.



Gosto desse curta-metragem, pois tem um toque clássico dos filmes de Western, com movimento suave e sutil, nada muito espetacular e respeitando a linguagem desse gênero que hoje em dia é muito pouco produzido pelos americanos e italianos.

E é espantoso assistir a esse filme imaginando que o diretor usou apenas um celular e outros equipamentos necessários para viabilizar o trabalho como microfones, set light, transporte, equipamentos de video,  Pocket Dolly e o KC-Life. Entre a produção e a finalização tudo durou apenas 8 dias.
"Eu não tenho nenhuma idéia de como temos feito em apenas 8 dias. Não faz sentido para mim, mesmo agora. Meu produtor/esposa fez o melhor trabalho do mundo, com a pré-produção. É engraçado porque a única coisa que ela não poderia prever foi o curto tempo autorizado (2 dias) pelo Conselho Tribal do Vale Flathead em Montana-EUA, para gravar. Ah, e para a pós-produção Emily e eu não dormimos durante 6 dias. Eu não recomendo". Disse o simpático Josh Brooks.
Vou colocar aqui o curta-metragem, algumas fotos e como foi feito o filme. 



The Rider from Josh Brooks on Vimeo.

"The Rider" Nokia Short - Behind the Scenes from Josh Brooks on Vimeo.








MAKING OF.




fonte: http://www.kessleru.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário