segunda-feira, 8 de agosto de 2011

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA TER O CORAÇÃO PARTIDO?


"Você cumpriu sua missão, companheiro!" É com essa frase que se foi o meu ultimo fio de frieza que eu tinha e comecei a soluçar diante deste sensível e muito bem realizado curta-documentário do diretor Eliot Rausch "Last Minutes With Oden". Este é um filme sobre dignidade, seres humanos que são apaixonados por animais e a relação de um homem com seu cachorro.
Em 6 (seis) minutos esse curta mostra um pouco da vida e do passado de um ex-viciado, Jason Wood e os últimos momentos com o seu vira lata Oden que tem um câncer irreversível.



O filme retrata com sensibilidade a relação do seu dono com o cachorro, mas sem cair na pieguice e no melodrama fácil, a dor aqui é honesta e sensível. Num certo momento do documentário Jason chega dizer que em inglês Dog (cachorro) é God (Deus) ao contrário e confesso (pode parecer besteira) que nunca tinha sacado isso.
O roteiro apresenta uma narrativa desses caras assim "durões", que reconhece a beleza e a nobreza de seu companheiro em um momento crucial.

Com um ritmo que anuncia o que esta por vir mesmo para quem não é muito bom de inglês... Aliás, quem não é bom em inglês ou não entende nada vai compreender o filme com a alma e o coração.
(Eu já me desculpo por não ter conseguido colocar legendas em português).

Pelo tom da narração, pela forma como são conduzidas: fotografia belíssima e uma voz angustiada, o choro é inevitável. E isso acontece sempre com estórias de bebês e animaizinhos, mas desta vez é diferente. 
Ouvir do grande Jason Wood que nunca seremos bons demais, que jamais estaremos á altura dos animais e sua dedicação aos que amam. Isso é experimentar 6 minutos de dignidade. Impressionante.


Last Minutes with ODEN from phos pictures on Vimeo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caramba Allan...muito lindo! Bjs, Vivi

Postar um comentário