quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O povo brasileiro é o que mais come veneno no mundo.





Este documentário "O veneno está na mesa" lançado esse ano e dirigido pelo cineasta brasileiro Silvio Tendler, alerta para o uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura brasileira que atualmente é a recordista mundial no uso desses agentes químicos fornecidos por empresas como a BASF, BAYER-DUPONT, MONSANTO, entre outras empresas que destroem o meio-ambiente.
Em mais um ranking para se envergonhar, o brasileiro é o que consome mais agrotóxicos no planeta: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo o mundo pelo risco que representam à saúde pública. 
O perigo é tanto para os trabalhadores que manipulam os venenos quanto para os cidadãos que consumem os produtos agrícolas.
Aliás, você sabia que os agrotóxicos provocam uma série de problemas de saúde, desde lapso de memória em crianças até má formação de fetos? 
Que apesar do governo tentar proibir o uso de produtos químicos a justiça concede liminares a favor das grande corporações?
Que para conseguir crédito junto aos bancos o pequeno trabalhador é obrigado a usar transgênicos e pesticidas?

Só quem lucra com tanta desgraça são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos.
A idéia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentado mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio. 
Vou colocar um versão na integra e também vou dividir o vídeo em quatro partes.  

Eu nem preciso dizer que esse filme tem que ser amplamente divulgado e temos que usar a internet para fazer o maior barulho possível. 


Antes de ver o documentário seria importante assistir ao vídeo (Brasil: Um planeta faminto e a agricultura brasileira) de uma das empresas que contaminam a nossa terra e o nosso corpo. Um vídeo institucional onde o único objetivo é mentir, não é BASF? 







AGORA O DOCUMENTÁRIO "O VENENO ESTÁ NA MESA".  


O veneno está na mesa (parte 01)


O veneno está na mesa (parte 02)


O veneno está na mesa (parte 03)


O veneno está na mesa (parte 04)

Nenhum comentário:

Postar um comentário