sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Utraseven 02

The Radio Dept. foi uma das primeiras bandas a realmente se destacar entre os grupos suecos a surgir nos anos 2000. Ewan faz parte do seu primeiro album, Lesse Matters, de 2003, riif de guitarra no talo, vocais sussurrados e melancólicos sob uma sólida parede sonora de distorções e teclados. A banda é o principal trunfo do selo Labrador Records, verdadeira mina de ouro e parada obrigatória para quem quer conhecer mais das excelentes bandas da gélida Suécia a surgir nos ultimos anos.

Two Door Cinema Club é um trio inglês que renova as esperanças em um pop criativo e potente, músicas curtas, refrões pegajosos e uma pegada para animar qualquer festa, apesar do visual geek/nerd. Depois da expectativa deixada com o primeiro album, só resta torcer pra que o segundo não sejam uma decepção como os Strokes e outros.

The Waterboys é daquelas bandas dos anos 80 que lançaram ótimos discos, algumas canções maravilhosas mas que por razões diversas não atingiram o maisntream e seguiram caminhos alternativos. Recentemente no site do jornal The Guardian, Richard Curtis, roteirista e diretor de filmes como Quatro Casamentos e um Funeral, Simplesmente Amor e Um Lugar para Nothing Hill, resgata essa banda em um texto em que afirma que o the Waterboys seria a maior banda de todos os tempos, depois dos Beatles. E The Whole fo The Moon? Nossa, imposssível não conter essa sensação indescritível de liberdade ao ouvir essa canção. Com uma obra-prima como essa, uma banda não precisa de mais nada para marcar seu nome na história e em nossos corações.

Kassabian foi formado em Leicestershire no final dos anos 90 e no ínicio foi comparado ao Primal Scream devido a sua mistura de rock/eletronica. Acabam de lançar Velociraptor, seu quarto disco. Destaque para o vocalista Tom Meighan e excelentes perfoimances ao vivo em que não sobra pedra sobre pedra.

Criolo surge das periferias de São Paulo com uma proposta diferente para o rap, substitui a monotonia do discurso linear da maioria dos artistas do gênero por um caldeirão de ritmos e um senso de observação e poesia que ajuda a tirar o rap da sua estagnação dos ultimos tempos. O disco está disponível pra baixar de graça no site do rapper.

Quando se fala da chanson française é impossível não lembrar de Charles Trenet, da sua Douce France e tantos outros temas que perduram por gerações. Que reste-il de nos amours? é o tema de abertura que François Truffaut escolheu para o segundo filme da série de aventuras de Antoine Doinel, Beijos Roubados (Baisers Volés-1968). Esse cantor carismático, de voz doce e comovente nos conquista sempre.

Depois que se assite a Amor à Flor da Pele (In The Mood For Love-2000) de Wong Kar Wai, você nunca mais ouve Nat King Cole da mesma maneira. Está gravado pra sempre na sua memória a imagem de Maggie Cheung desfilando por uma Hong Kong dos anos 60 em seus maravilhos vestidos, sob a trilha de Nat cantando Perfidia e outros clássicos em espanhol. Quando o cinema nos brinda com obras como essa, ainda existe esperança no mundo.

Para baixar clique aqui: Ultraseven 02
The Radio Dept. – Ewan (Lesser Matters)
Two Door Cinema Club - Do You Want It All? (versão single)
The Waterboys - The Whole Of The Moon (This is The Sea)
Kassabian - Goodbye Kiss (Velociraptor)
Criolo - Não existe Amor em SP ( Nó na Orelha)
Charles Trenet - Que reste-il de nos amours? (Very Best of Charles Trenet)
Nat King Cole - Perfidia ( Soundtrack - In the Mood For Love)

Ailton de Oliveira (twitter: @kinemascopie)

Nenhum comentário:

Postar um comentário