quarta-feira, 21 de setembro de 2011

curta-documentário: A História dos Eletrônicos. Imperdível!


Mais um vídeo educativo de Annie Leonard em sua campanha para fazer um mundo mais justo, habitável e despoluído. Veja também o outro vídeo dela já postado aqui no blog "The story of bottled water" Água da torneira ou água da garrafa?

A História dos Eletrônicos (The Story of Electronics ) explora o efeito colateral da revolução da alta tecnologia e que leva cada vez mais a discussões pertinentes: o aumento do consumo dos eletrônicos, sua rápida defasagem e descarte incorreto. Isso significa que estamos comprando coisas novas cada vez mais rápido e se lixando pra onde os eletrônicos velho vão ser enterrados.  
Sem contar os milhões e milhões de lixo eletrônico, também temos os trabalhadores envenenados e consumidores sem um minimo de educação para o alto consumismo.
SoElectronics_Still014_AssemblyLine2

Esse curta-documentário mostra que os nossos computadores, celulares e outros eletrônicos são projetados para durarem pouco. Peças de substituição para algo simples não são vendidas separadamente, e quando são,  o preço das peças são abusivos.  



Esse filme "A história dos eletrônicos" foi produzido de modo que qualquer pessoa possa entender e se informar. Vivemos em uma sociedade onde é muito difícil manter a atenção das pessoas, de modo que dar uma explicação sobre o ciclo de vida de um produto em apenas 8 (oito) minutos é fundamental.


SoElectronics_Still025_ElectronicsMISC


Acompanhe a trajetória desde as minas e fábricas onde nossas bugigangas têm início, até as terríveis lojas de reciclagem de fundo de quintal na China. 
O filme termina com um apelo por uma "corrida verde", onde projetistas possam competir para fazer produtos duradouros, livres de tóxicos e que são facilmente recicláveis.


Um comentário:

Unknown disse...

Interessante! O tema, virei mais vezes.
É adorável teu site, uma mina de tesouros.

Abraço

Postar um comentário