sábado, 8 de outubro de 2011

Cerveja hidrata igual água, diz estudo.


Cerveja e água hidratam o mesmo após exercício


O consumo moderado de cerveja após exercícios físicos é tão eficaz na hidratação quanto a água. Isso é o que aponta um estudo apresentado em Bruxelas nessa terça-feira, que conta com o aval de especialistas e médicos.



A conclusão foi exposta no "VI Simpósio Europeu de Cerveja e Saúde", que contou com especialistas em medicina, nutrição e alimentação da União Europeia. 

O pesquisador da  Universidade de Granada Manuel Castillo produziu um estudo baseado na medição da reação do corpo à ingestão de água em comparação com a de cerveja após a realização de um esforço físico intenso. Segundo Castillo, a realização da pesquisa tinha como meta provar que tomar uma cervejinha depois do exercício era recomendável.

A conclusão, porém, indica uma quantidade moderada de cerveja, que teria efeitos relativos aos de tomar água. A recomendação também só é feita para pessoas que não tenham nenhum tipo de contraindicação. Segundo Castillo, não foi encontrado nenhum efeito negativo na ingestão da bebida fermentada. A intenção do pesquisador é de que o próximo estudo descarte a relação da bebida com a tendência a desenvolver a famosa "barriga de chopp".


De acordo com o médico do Hospital Clínico de Barcelona, Ramón Estruch, os resultados da pesquisa mostram que o consumo moderado de cerveja ajuda, inclusive, na prevenção de acidentes cardiovasculares, um bônus dos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios das artérias. 
A bebida também protege contra problemas de risco cardiovascular como diabetes e arteriosclerose além de regular o colesterol e melhorar a pressão arterial, informa a pesquisa. Atualmente estão sendo projetados estudos que pretendem determinar se os benefícios da cerveja com álcool podem ser maiores do que os da mesma bebida sem álcool. 





Estruch alertou para o cuidado de consumir a cerveja dentro de um padrão de alimentação saudável, de preferencia em meio a uma dieta mediterrânea, composta essencialmente por frutas e verduras. 



Cerveja sem álcool na amamentação combate câncer


De acordo com a pesquisadora da Agência da Saúde de Valência, Maria Teresa Fernandez Aguilar, são inúmeros os benefícios da cerveja sem álcool para as mães que amamentam. Segundo ela, um estudo demonstrou que crianças que consomem o leite materno de mães que beberam duas cervejas sem álcool durante a lactação têm menos possibilidades de padecer de doenças como câncer e arteriosclerose. Isso se deve à transmissão de componentes antioxidantes encontrados na bebida.Segundo a pesquisadora, os resultados foram surpreendentes e a cerveja sem álcool chega a ser mais recomendável que outras bebidas gasosas com base química.



mais.
Beber cerveja faz bem.


fonte: SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário