sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O filme "O sucesso a qualquer preço" é um estudo condenatório do capitalismo escroto.




O crítico de cinema do "The New York Times", A.O.Scott, fala sobre o filme dirigido pelo James Foley "O sucesso a qualquer preço" (Glengarry Glen Ross)  e escrito pelo aclamado David Mamet.

Os tempos estão difíceis em um escritório imobiliário em Chicago, e os vendedores Ricky Roma (Al Pacino), Shelley Levene (Jack Lemmon), Dave Moss (Ed Harris), George Aaronow (Alan Arkin) e John Williamson (Kevin Spacey) recebem um incentivo forte do implacável Blake (Alec Baldwin) para ter sucesso em uma competição de vendas. Os prêmios? Primeiro prêmio é um Cadillac El Dorado, segundo prêmio é um conjunto de facas e o terceiro prêmio é um saco. 
Não há espaço para perdedores neste mundo dramaticamente masculino, então, há muita pressão para ter sucesso. Durante o filme, um assalto é cometido com consequências imprevisíveis para todos os personagens.


Mamet (que não escreve nada para o cinema desde Cinturão Vermelho de 2008) em seu melhor momento escreveu diálogos afiados, ardentes e emocionantes, e o espirito da obra é mantido vivo nas configurações minimalista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário