sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ultraseven 05 - Garotas


Ultraseven 05 - Garotas (clique aqui)

O pé - Karina Buhr
I'll Be Yours - Those Dancing Days
I'll Be Your Mirror - The Velvet Underground
Just Like A Woman (Live) - Charlotte Gainsbourg
Lived in Bars - Cat Power
I Shall Be Released - Nina Simone
Get It Wrong, Get It Right – Feist

Karina Buhr - Karina Buhr nasceu em Salvador mas foi no Recife, pra onde se mudou com a família logo cedo, que teve sua formação cultural. Lá, influenciada por Chico Science, maracatu e música de raiz aproveitou tudo que pode. Fundou o Comadre Fulorzinha e fez parte do Teatro Oficina de Zé Celso. No seu primeiro disco solo nos brinda com belas canções de estilos diversos emq eu buscar uma classificação é o que menos importa. Basta ouvir e se divertir.

Those Dancing Days – Um grupo de jovens suecas, todas lindas e sexys. Além disso a banda é muito legal, uma versão anos 2000 para o pop turbinado do Blondie. Formaram a banda no ginásio da escola. Após lançar o segundo disco as meninas resolveram dar um tempo e repensar o que fazer da vida, afinal são muito jovens e nunca foi idéia delas a banda tomar a proporção que acabou tendo, vieram tocar até no Brasil, imagine! Vamos torcer pra elas voltarem logo.

Nico – Apesar dessa aparente voz doce, Nico, do Velvet Underground era literalmente uma das pessoas mais perturbadas que você possa imaginar. Cortejada por todos os deuses das artes plásticas, do rock, cinema e moda dos anos 60 ela não deu muita bola pra nada disso. Lançou discos experimentais e desafiadores durante toda sua carreira. Com o Velvet Underground e com seu primeiro disco solo talvez tenha sido seus grandes momentos.

Charlotte Gainsbourg -  Ser filha de Serge Gainsbourg e Jane Birkin e ainda assim decidir por ser atriz e cantora não deve ter sido fácil. O pai era feio que só o diabo, e a mãe linda, na média até que ela se saiu perfeitinha, se bem que parece que quanto mais velha fica, mais parecida com o pai ela está, enfim. Charlotte segue um pouco a alinha das cantoras francesas e aquele sussurro sensual que ás vezes enche um pouco. Aqui temos o delicado registro de uma cover de Bob Dylan.

Cat Power - Chan Marshall é hors-concours, linda, compositora, tem um voz rouca e uma cara de quem está meio perdida no mundo. Com o nome de Cat Power tem dois álbuns absolutamente necessários: The Covers Record, que reconstrói clássicos do rock e jazz de forma minimalista e poderosa. The Greatest, disco pra ouvir na estrada à noite. 

Nina Simone – Nina não necessita apresentações. Qualquer ser humano pode ter uma vida melhor depois de ouvir Nina Simone, aproveite, você ainda tem chance.

Feist -  Feist foi o que motivou esse Ultraseven especial só com garotas. Acaba de lançar seu novo disco, Metals, mais de quatro anos depois de The Reminder. O novo disco é pra se ouvir com calma, muitas e muitas vezes até se começar a decifrar os meandros dessa bela obra.
Feist não facilita as coisas, não vamos encontrar nenhum hit nesse álbum belíssimo. Pelo clima que vejo pela janela, cinza e chuva, será um fim de semana perfeito para ouvir esse disco na sala, só olhando pra chuva na janela e pensando em nada.

Esse post é dedicado a Leon Cakof. Graças a Mostra que ele criou todos pudemos ter contato com filmes que talvez nunca chegassem até nós. Ele definitivamente mudou a forma como São Paulo encarava o cinema, implantando uma cultura cinematográfica no espírito da cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário