O curta-metragem americano "100 Years At The Movies" foi montado em 1994 pelo diretor e produtor Chuck Workman para celebrar os primeiros 100 anos do cinema "no mundo".
O resto do planeta comemorou um ano depois, em 1995, quando aconteceu realmente a primeira projeção de um filme, que foi dia 28/12/1895, na cidade de Paris.
O resto do planeta comemorou um ano depois, em 1995, quando aconteceu realmente a primeira projeção de um filme, que foi dia 28/12/1895, na cidade de Paris.
Aliás, o cinema só é possível, graças à invenção do cinematógrafo pelos Irmãos Lumière, e quando aconteceu no subterrâneo do Grand Café (foto), a primeira exibição pública e paga de cinema: uma série de dez filmes, com duração de 40 a 50 segundos cada, já que os rolos de película tinham quinze metros de comprimento.
Os filmes até hoje mais conhecidos desta primeira sessão chamavam-se "A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do trem à Estação Ciotat", cujos títulos exprimem bem o conteúdo.
Os filmes até hoje mais conhecidos desta primeira sessão chamavam-se "A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do trem à Estação Ciotat", cujos títulos exprimem bem o conteúdo.
Qual é a diferença do filme exibido pelos irmãos franceses Lumière, e o pai da sétima arte Thomas Edison (segundo os americanos)?
Simples, ele (Edison) projetou em uma pequena caixa, o cinetoscópio, em que o espectador, levando seu olho para um pequeno visor, podia ver os filmes. Estas máquinas (foto abaixo) o espectador via os filmes que consistia em pequenas cenas de dança, números com acrobatas e homens fortes.
A diferença fundamental foi o método de projeção de filmes, enquanto que na França foi feita simultaneamente em uma sala (como atualmente no cinemas), o Estados Unidos começou com uma projeção individual.
Esse documentário produzido pelos alunos do Senac em 2009, resume muito bem essa discussão de quem inventou a sétima arte.
Mas esse curta-metragem (logo abaixo) do diretor e produtor Chuck Workman tem seus méritos, pois conta com uma montagem dos filmes mais importantes do século, começa com o cinema mudo e termina em 1994 com "A lista de Schindler".
Mas esse curta-metragem (logo abaixo) do diretor e produtor Chuck Workman tem seus méritos, pois conta com uma montagem dos filmes mais importantes do século, começa com o cinema mudo e termina em 1994 com "A lista de Schindler".
Vale pela paixão ao cinema e reconhecimento de Hollywood pelos grandes filmes produzidos no século XX e a popularização do cinema no mundo todo.
fonte: wikipedia
FOTOS DO LOCAL ONDE ACONTECEU A PRIMEIRA EXIBIÇÃO DE CINEMA.
Irmãos Lumière.
2 comentários:
O interessante do documentário do SENAC é que ele pode ser visto como uma introdução para a pergunta final: Onde mora a arte no cinema? Seria bom se o pessoal fizesse uma segunda parte, desta vez respondendo a tal fatídica pergunta!
No trabalho de Chuck Workman desfila o cinemão hollywoodiano - realista, carregado ideologicamente e tudo fazendo para disfaçar essa carga. Interessante que, depois dos primeiros filmes (meio oníricos), a montagem silencia a respeito de dois filmes importantíssimos mas que escapam à estrita lógica realista: O Cidadão Kane e a dama de Shangai. Grato pela postagem. Abraços.
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