terça-feira, 11 de outubro de 2011

Curta metragem de animação que disputou o Oscar em 2005.


Quando pensei que estava assistindo apenas uma animação, sem querer, encontrei este filme belíssimo. Tanto a história e o estilo de animação impressionam pela originalidade, leveza e poesia.

Com seu pai na guerra, o pequeno Manuk vagueia sozinho pelas ruas da sua aldeia quase deserta em plena Guerra da Coréia exatamente em 1951. 
Sonhando com dias melhores, divertindo-se entre ruínas com objetos encontrados, forjando novos brinquedos e agindo como se estivesse em batalha, cada movimento do garoto é extremamente evocativo.   
Embora não haja evidência das consequências da guerra em cada quadro, o filme concentra-se no sentimento de Manuk ao invés de mostrar os horrores da guerra de forma explícita e sensacionalista.
Ele volta para casa e encontra um pacote na sua porta e, pensando que é um presente de aniversário, ele abre, e esse conteúdo vai mudar a sua vida para sempre.

"Birthday Boy" é um curta australiano, foi dirigido pelo coreano Sejong Park, ganhou o prêmio BAFTA Awards (Oscar do cinema inglês) de melhor curta de animação, foi nomeado para o Oscar de 2005, exibido em 52 festivais em todo o mundo e conquistou 30 prêmios.


2 comentários:

Simone Alexal disse...

Muito lindo o curta. Obrigada pela dica.

Paulo Avelino disse...

Interessante a forma de falar de um tema de forma indireta - no caso, a guerra. Muito bom.
Paulo Avelino

Postar um comentário