sábado, 2 de julho de 2011

O olhar poético de Henry Cartier-Bresson.




Com as câmeras digitais ultra-avançadas, a fantasia de muitos fotógrafos e manipular a imagem antes mesmo de capturar o objeto a ser fotografado. E um bom fotografo é aquele que fotografa o simples e consegue dar todo um sentimento, poesia e estabelecer a comunicação entre o homem e seu mundo.




Henry Cartier-Bresson considerado o pai do fotojornalismo, tinha um olhar único, social, poético e capturava cada momento como fosse só dele. 
Cada foto tinha uma narrativa, um sentimento de tempo e uma máquina fotográfica em suas mãos era instrumento de pensamento de uma época e geração.  



   
"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-las voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória". Henry Cartier-Bresson



Cartier-Bresson tido como um mito da história da fotografia lutou na segunda guerra mundial servindo o exercito francês, foi capturado e levado ao campo de prisioneiros de guerra. Tentou duas vezes escapar e somente na terceira obteve sucesso. Juntou-se à Resistência Francesa em sua guerrilha pela liberdade.

Depois da guerra fundou uma agência fotográfica, trabalhou para várias revistas famosa (Life e Vogue) e viajou o mundo para documentar em fotos o homem e a vida, classes e cultura de diversos países como o México, EUA, Cuba, Japão, continente africano, entre outros. 





Foi o primeiro fotografo ocidental a registrar a vida na União Soviética de maneira livre, fotografou os últimos dias de Gandhi e os eunucos imperiais chineses, logo após a Revolução Cultural.     

Antes da guerra trabalhou com um dos melhores cineastas da história do cinema francês Jean Renoir, foi assistente em três filmes e um deles o soberbo "A regra do jogo" de 1939. 
Mas o que atraía mesmo o mestre da fotografia era o cinema documentário que se aproximava mais da reportagem fotográfica, e em 1937, fez seu primeiro curta documentário sobre os hospitais da Espanha republicana "Vitória da Vida".

Mas logo no começo de sua história com as artes, se apaixonou profundamente pelo surrealismo e pela pintura, aliás, ele passa da pintura para o desenho, depois pela fotografia e para o cinema.    




E nos últimos trinta anos de sua vida Cartier- Bresson volta às origens dedica-se exclusivamente à pintura e ao desenho. 
Fotografia, só retratos, e apenas para os amigos, exemplos: Pablo Picasso, Alberto Giacometti, Pierre Bonnard, Henri Matisse, Paul Claudel, Louis Aragon, Paul Valéry, Elsa Triolet, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Albert Camus e Paul Éluard.     
     

Henri Cartier-Bresson nasceu  dia 22/08/1908 em Chanteloup-en-Brie/Seine-et-Marne - França e morreu dia 02/08/2004 em Cereste/Vaucluse - França.

  




CHICAGO—The employment office, 1947.

NEW YORK CITY—1947. © Henri Cartier-Bresson / Magnum Photos

MASSACHUSETTS—Watching fireworks on July 4, 1947. © Henri Cartier-Bresson / Magnum Photos

NEW YORK—Coney Island, 1946. © Henri Cartier-Bresson / Magnum Photos

WASHINGTON, D.C.—At the Lincoln Memorial, a Pilgrimage for Freedom prayer session features singer Mahalia Jackson, 1957. © Henri Cartier-Bresson / Magnum Photos

Café du Dome, 1928

foto-30

helen_levitt

levitt_sbs21

levitt_4boys
































"Mestre da fotografia, este francês criou o conceito do momento decisivo, na qual baseou sua carreira. Seu estilo de flagrar situações do cotidiano de Paris virou referência para fotojornalistas do mundo inteiro". Vídeo de autoria de Fábio Carvalho - Estudante de Jornalismo.



2 comentários:

Fernanda disse...

A exposição que vi dele aqui ano passado me deixou impressionada.

Bodes do Brasil disse...

Excelente trabalho de pesquisa sobre Bresson.

Postar um comentário