domingo, 24 de julho de 2011

Curta-metragem brasileiro: Os amigos bizarros do Ricardinho.

173972


Sempre admirei os curtas gaúchos e os motivos não são poucos; pela ousadia, roteiro com movimento narrativo e diretores que não inventam muito para contar uma história.    
Desde que comecei a gostar desse gênero cinematográfico (quando frequentava os festivais de cinema no inicio dos anos 90) sempre procurava os horários que seriam exibidos algum curta-metragem do Rio Grande do Sul.


Enquanto os curta aqui no Ceará costumam ser mais líricos e reflexivos, os curtas gaúchos são engraçados, tem ótimos argumentos e bons personagens. 
"Ilha das Flores" (1989) é considerado por muitos críticos  o melhor curta brasileiro já produzido. Daqui a mil anos, as pessoas vão comentar sobre o trabalho e a linguagem que o cineasta Jorge Furtado usou no documentário "Ilha das Flores".


"Vida Maria", que é cearense, e que postei dias atrás também é um curta eterno, as próximas gerações vão querer saber como era o trabalho infantil no nordeste brasileiro (tenho esperança que um dia acabe essa exploração) e essa animação vai retratar muito bem a história de um país que se recusou durante muito tempo a investir em educação.


Enfim, baseado em personagens reais da vida de Ricardo Lilja (que também interpreta o Ricardinho), o filme "Os amigos bizarros de Ricardinho" conta a história de um jovem ao limite da tensão em um novo ambiente de trabalho que é uma empresa de publicidade em Porto Alegre. Quando a pressão se torna insuportável, Ricardinho reage compartilhando com seus novos colegas as histórias bizarras de seus amigos e da sua família    


Esse curta é longo (risos), tem quase vinte e dois minutos, mas vale a pena reservar um tempo para acompanhar a vida do engraçado e melancólico Ricardo Lilja.


"Os amigos bizarros do Ricardinho" também foi exibido nos Estados Unidos, na programação do festival de novos diretores, promovido pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, em 2009.  

Com vocês "Os amigos bizarros do Ricardinho".





Nenhum comentário:

Postar um comentário