domingo, 17 de julho de 2011

Reformas e Construções Favoreceram Turismo na Capital Cearense.



Por Naila Okita, especial para Agência USP de Notícias


As reformas e novas construções realizadas em edifícios e praças públicos em Fortaleza, Ceará, durante a década de 1990, foram importantes para fortalecer o turismo da região. Visando recuperar a memória histórica local, com estilos arquitetônicos antigos e plantas originais, “a arquitetura foi pensada para virar cartões postais e criar uma identidade para a cidade”, comenta a arquiteta Renata Horn Barbosa. “As pessoas querem viajar para ver o pitoresco, diferente, o lado histórico dos lugares”, analisa.
Renata estudou projetos públicos, tanto do governo do estado como os da prefeitura, cujas obras foram realizadas entre 1991 e 2002. Em comum, todos seguiram uma linha cujo objetivo era transformar a capital do Ceará em um pólo histórico-cultural voltado especialmente ao turismo. A pesquisa originou a dissertação Fortaleza: arquitetura e cidade no final do séc. XX, apresentada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, em fevereiro de 2007.
Segundo dados da Secretaria de Turismo do Ceará, a renda estadual gerada pelo turismo cresceu de R$ 650 milhões em 1995 para mais de R$ 2 bilhões em 2003. A demanda turística internacional aumentou em cinco vezes e o número de turistas que visitaram Fortaleza dobrou nesse mesmo intervalo de tempo.
Obras
A reforma na Praça do Ferreira, no centro da cidade, é uma das poucas obras que pensou mais no lado histórico e menos no turismo, apesar de tê-lo beneficiado. Foi reproduzido o desenho original da praça, concebido no início do século XX, o qual já havia sofrido diversas alterações. Utilizando materiais mais modernos, foi refeito o relógio, a cacimba (reservatório de água) para animais, quiosques, bancos. Tudo para relembrar tempos mais antigos.
Mercado central foi idealizado como um prédio completamente fechado
O novo Mercado Central é um centro comercial onde o turista vai achar toda sorte de souvenier típico, camisetas, comidas, artesanato. Já na Praia de Iracema, o calçadão foi reformado, com a inclusão de restaurantes, hotéis e flats; e a Ponte dos Ingleses foi revitalizada baseada em desenhos e fotos antigas. A Ponte está localizada nas proximidades do primeiro porto de Fortaleza, hoje abandonado, e por isso tem um grande valor histórico.
O Centro Cultural Dragão do Mar talvez seja a maior das obras. Com 30 mil metros quadrados (m²), tornou-se um centro de lazer e cultura que inclui um museu, um memorial, cinemas, anfiteatro e um planetário. Trata-se de um grande empreendimento, com o intuito de se tornar um símbolo da cidade e atrair grande número de visitantes.
Praia de Iracema teve seu calçadão reformado e inclusão de restaurantes e flats
Outro lado
Apesar da contribuição econômica e cultural das obras, Renata acredita que há pequenas ressalvas. “O Mercado Central, por exemplo, foi idealizado como um prédio completamente fechado, sem ligação com o exterior. Ele ganharia muito mais se houvesse interação com o Forte Nossa Senhora da Assunção, o Riacho Pajeú e a Catedral Metropolitana, que ficam próximos, e são importantes pontos históricos da cidade”, observa a arquiteta. “É preciso explorar o ambiente, dialogar com o entorno”.
Outros projetos, como o da Praça do Ferreira e o calçadão da Iracema, são voltados a um grupo social específico e um pouco mais elevado, resgatando costumes da elite, no caso da Praça, e incentivando uma vida noturna em restaurantes e bares do calçadão. A população local, mais humilde, e que até então utilizava esses espaços públicos, perdeu um local de recreação. “O anseio pela visibilidade internacional às vezes pode deixar de lado as questões sociais”, comenta Renata. “Mas o resultado foi positivo, com geração de empregos, crescimento econômico, novos espaços culturais e, claro, incentivo ao turismo”.
* Imagens cedidas pela pesquisadora
Mais informações: (11) 9289-3693 com Renata Horn Barbosa; emailrenatab@gmail.com. Dissertação de mestrado orientada pela professora Mônica Junqueira de Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário