Maria José é uma menina de 5 anos de idade, que necessita (ou é obrigada) deixar seus estudos e seus sonhos para trabalhar. Morando no sertão cearense e sem perspectiva de uma vida melhor, ela cresce, depois casa, tem vários filhos e envelhece.
Produzido em computação gráfica 3D e finalizado em 35mm, o curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no sertão cearense, criando uma atmosfera extremamente realista.
Dirigido pelo Marcio Ramos, posso afirmar que é um dos melhores curtas de animação já produzida no país e um dos mais tristes que já assisti.
Se existe o maldito ciclo de gerações de famílias no Ceará (no nordeste em geral) que nunca tomaram o café da manhã, almoçaram e jantaram no mesmo dia, também existe o ciclo de famílias que nunca estudaram. De forma estupenda, Marcio Ramos mostra a repetição deste ciclo passando ao menos por três gerações.
Em quase nove minutos o diretor consegue falar mais sobre a triste situação socioeconômica vivida por muitas gerações do que qualquer dissertação acadêmica de qualquer universidade do Brasil.
4 comentários:
Oi Allan, sou do grupo blogueiros, adorei o video e pretendo postar no meu blog, adicionarei um link pra cá . Estou seguindo e voltarei mais vezes.
Abraço
Allan,
o Filme é sensacional!! Já tinha ouvido falar.
Postei no meu facebook.
Como eu disse lá, o ciclo se repete de forma brutal, na vida das "marias do sertão".
Parabéns pelo blog, está ótimo.
bjs
CLAUDIA UGOLINI
Fala Allan Jones, seu barriga tripla, grande abraço irmão!!!
Rogerio Damasio.
Este filme é muito especial.
O Márcio Ramos provavelmente estava iluminado quando o fez.
Eu tenho em casa.
E não importa quantas vezes eu assista, sempre me emociono!
Ele merece todos os prêmios que ganhou.
Postar um comentário